quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Tecnologia a serviço da Educação

Cenário atual
 
De acordo com a Revista Escola de agosto 2014, 46% dos docentes de escolas públicas usam o computador e a internet durante as atividades realizadas com os alunos em 2013. Dois anos antes eram somente 22%.

Cresce uso de tablets e computadores na escola

16/07/2014 às 18:54 | Notícias, pesquisas e cursos
A pesquisa TIC Educação 2013, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), mostra que aumentou o uso de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras. Quase a totalidade das instituições tem computador e acesso à internet. ?Essa máquina fica, em geral, na sala do diretor ou coordenador pedagógico e é voltada para usos administrativos?, disse Camila Garroux, coordenadora do projeto TIC Educação no hangout que NOVA ESCOLA acompanhou ontem (15). Além disso, 76% das unidades públicas possuem computadores disponíveis para uso com os alunos. O principal local para uso pedagógico é o laboratório de informática (85%). A conexão sem fio ? aspecto fundamental para a mobilidade ? está presente em 71% das escolas. Outro destaque é o crescimento dos tablets: em 2012, apenas 2% das instituições públicas possuíam esse tipo de equipamento, em 2013, o número chegou a 11%. Foram entrevistados alunos, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares de centros urbanos.

Desmistificação o uso  da tecnologia como suporte ao papel do professor

Algumas das inovações que inspiraram novos métodos acadêmicos:
· ACTIVE LEARNING CLASSROOM: modelo de sala de aula colaborativa, onde os alunos participam de atividades em grupo e de estudos individuais com mais flexibilidade e dinamismo;
· BLENDED LEARNING: além de participar das atividades em sala todos os dias, os estudantes podem acessar todo o conteúdo do seu curso por uma plataforma online e estudar onde quiser e na hora que quiser;
· CROWDSOURCING: método de aprendizagem colaborativa, estruturado para resolução de problemas reais;
· MOBILE LEARNING: todo o conteúdo será disponibilizado para celular, tablets e outros dispositivos eletrônicos;
· PEER INSTRUCTION: o aluno estuda previamente o material das aulas e discute os conteúdos e troca experiências com os seus colegas e professores.

Criatividade e Inovação na Educação através da tecnologia
 
A Fundação Roberto Marinho e a área de responsabilidade social da Globo lançaram em agosto o programa Como será? Que retrata experiências transformadoras em Educação, ecologia, trabalho e inovação. No ar aos sábados das 6hrs as 8hrs da manha. 
 
Aqui vocês encontram os vídeos de práticas inovadoras na educação, são bem legais.
http://redeglobo.globo.com/como-sera/meu-professor-e-o-cara/noticia/plantao.html 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário