Como os desafios para Educação no século XXI estão sendo enfrentados através de projetos inovadores ao redor do mundo.
O uso das tecnologias digitais e da internet trazem a discussão o poder da informação sob a qual se alicerça a sociedade do conhecimento (Hargreaves, 2003), sociedade da aprendizagem (Pozo, 2004) ou sociedade da informação (Castells, 2003). Um lugar sem território e sem barreiras de tempo e espaço. Um novo desafio imposto à escola, que deixa de ser um espaço exclusivo para a construção do conhecimento.
Neste contexto, buscamos modelos de escolas e projetos inovadores que aliem o uso pedagógico da tecnologia a uma aprendizagem significativa, onde o aluno é agente na construção do conhecimento que deriva de um mix de seus conceitos prévios e das experiencias agora vivenciadas dentro ou fora do convívio escolar (Ausubel, 1982).
A informação deve se interrelacionar com o conhecimento prévio do indivíduo, criando uma rede de significações que serão usadas em sua vida cotidiana. Deste modo, o papel do sistema educacional será o que assegurar um ambiente de construção do conhecimento que ultrapassa os muros da escola. Já a figura do professor passa a ser de mediador nesta sociedade onde o fluxo de informações é abundante (Siemens, 2003; Illich, 1985).
Para isso, apresentamos o modelo da Thomas Deacon Academy, que parece uma faculdade, mas é basicamente uma escola que atende alunos de 11 à 19 anos localizada em Peterborough na Inglaterra. Ela foi inaugurada em setembro de 2007 e seu currículo é centrado em 6 áreas: matemática, ciência, comunicação, humanas, artes e tecnologia. Os alunos são instruídos a se auto questionarem sobre seu processo de aprendizado através de 5 diretrizes:
1. Eu sei o que eu estou aprendendo e porque.
2. Eu sei como é ser bom e como chegar lá.
3. Eu sei o quão bem eu estou e como melhorar.
4. Eu sei quais são meus próximos passos e como tomá-los.
5. Eu sei como as habilidades que eu estou aprendendo nesta lição se relacionam com o aprendizado externo.
Confirma mais informações: http://thomasdeaconacademy.co.uk/page/?title=Home&pid=1
No Brasil, encontramos escolas de idiomas que integram a tecnologia de forma significativa na consolidação e aplicação do conhecimento adquirido. Um ótimo exemplo é a produção de videos relacionados as partes da casa, mobília, preposições de lugar e o verbo haver. Como podermos ver no vídeo abaixo, a aluna usou seu repertório, adicionou o novo vocabulário e trouxe o conhecimento adquirido para fora da escola.
Para aqueles que estão aprendendo como interagir pelo telefone, pedir informações de hotéis e passeios turísticos, uma boa opção é usar números skype de locais no exterior para que os alunos liguem e consigam informações, como horários de shows, preço das entradas, taxas de impostos, opção de desconto para estudantes, sugestão de prato do dia em restaurantes, disponibilidade de hospedagem em hotéis, etc. Os alunos se demostram assustados e com medo antes da ligação, mas após o êxito da atividade, uma sensação de "sim eu posso" toma conta do ambiente.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011 | 5 - 22. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14854/1/Revista_Educa%C3%A7%C3%A3o,VolXVIII,n%C2%BA1_5-22.pdf>.


